imageamento sísmico para exploração
Geofísica Computacional
Me conte mais

O que é?

A Geofísica Computacional é uma área da Geofísica Aplicada que compreende a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas para melhorar o imageamento da subsuperfície com fins de exploração e monitoramento de reservatórios de óleo e gás.

Essas técnicas permitem tornar cada vez mais confiável a decisão do geólogo de exploração na avaliação e interpretação dos prospectos e na escolha do ponto de perfuração de poços. Também permitem criar ferramentas e técnicas para facilitar o monitoramento de reservatórios em fase de produção visando melhorar a qualidade da informação dos engenheiros de reservatórios para aumentar o fator de recuperação e prolongar a vida útil de um campo de petróleo.

Em geral, a pesquisa da Geofísica Computacional envolve a criação e a utilização de métodos númericos e algoritmos para o processamento de dados geofísicos, sejam eles obtidos por levantamentos sísmicos em terra ou mar, levantamentos eletromagnéticos ou por radar de penetração do solo (GPR), no caso de questões ambientais e de prospecção mineral.

Os pesquisadores desta área contam com sólida formação em física e matemática.

Linhas de pesquisa

  • Imageamento sísmico
  • Processamento de dados sísmicos
  • Modelamento

Atuação

O que nós fazemos bem.

Graduação

Em iniciação científica, orientamos alunos de gradução de diversos cursos da Unicamp, como Matemática Aplicada e Computacional, Matemática, Física, Computação, Engenharias e Geologia.

Pós-graduação

Orientamos alunos de mestrado e doutorado em dois programas pós-graduação da Unicamp: Matemática Aplicada (DMA/IMECC) e Ciências e Engenharia do Petróleo (DEP/FEM & IG), na área de Geofísica de Reservatórios.

Pesquisa

Temos sólida produção científica que cobre de temas teóricos a aplicações concretas, com interface com pesquisadores no Brasil e no exterior, além de cooperação com empresas.

O GRUPO

Docentes do GGC

...

Jörg Schleicher

Dr. Geofísica, Karlsruhe
Prof. Titular

...

Amélia Novais

Dra. Matemática Aplicada
Profa. Associada

...

Lúcio Santos

Dr. Engenharia Elétrica
Prof. Associado

...

Ricardo Biloti

Dr. Matemática Aplicada
Prof. Doutor